No passado dia 28 de Maio 12 BTTistas participaram no passeio da Ecopista do Tâmega organizado pelo Clube OGMA. Com início na estação de Livração (Marco de Canavezes) percorreram os primeiros 13kms ainda “selvagens” do percurso até Amarante onde começa efectivamente a ecopista, toda ela pavimentada.
Seguiram-se depois 39kms com bom piso para rolar. Este percurso, que os levou até Arco de Baúlhe, fê-los passar pelas antigas estações de Gatão, Chapa, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Canedo entre outras. Apesar de haver ainda algumas estações por recuperar já muitas foram restauradas, devolvendo-lhes o aspecto que tinham na primeira metade do seculo passado, para serem apreciadas pelas pessoas que por ali passeiam.
Foram atravessados vários tuneis, entre os quais o do Gatão com 153 metros de comprimento, e também muitos viadutos e pontes, entre as quais a de Matamá que com 190 metros de extensão se encontra a 52 metros de altura sobre o vale onde corre o rio Tâmega e a sua natureza envolvente. No final, Arco de Baúlhe, onde puderam descansar um pouco recuperando forças, almoçarem e protegerem-se do forte calor que se fez sentir nesse dia (39ºC máx.). Depois, foi o regresso pelo mesmo caminho, sempre em ritmo de passeio, aproveitando para desfrutar das vistas, entre as quais do imponente Monte Farinha onde culmina a cerca de 900 metros de altitude o santuário da Nossa Senhora da Graça, e também grandes extensões de vinha onde é produzido o vinho verde.
Apesar de algumas quedas, felizmente todas sem consequências físicas graves, fizemos no total 104kms em cerca de 6 horas de pedalada em ritmo calmo, em grupo e num ambiente natural magnifico.