No passado dia 27 de Junho a equipa de karting do Clube OGMA que já tinha participado momentos antes numa de 3 horas, a corrida 2020, voltou a alinhar numa segunda prova de resistência organizada pelo kartódromo de Almeirim, a corrida Summer Kart. Esta corrida teve duração de 4 horas e foi disputada à noite.
A prova é disputada com varias classes de karts em pista em simultâneo, inclui karts particulares de 270cm3 e de 390cm3 assim como karts de aluguer (Classe GT2) na qual participamos.
Não estiveram muitas equipas presentes, mas ainda assim foi uma corrida bem disputada.
Ao Clube OGMA representado por João Felizardo, João Freitas, João Rui Duarte e Nuno Graça, calhou por sorteio o kart Nº1.
Depois de preparado o carro com luzes e neons fluorencentes para melhor identificação do kart durante a prova, foi perto das 20:40 que se iniciaram os treinos livres de 30 mns para adaptação ao kart e, perto das 21:20 começou a qualificação. Conseguimos a terceira e penúltima posição da grelha na classe GT2, não era aquilo que esperávamos mas faltava muito tempo e sabíamos que íamos fazer tudo para sair felizes.
Às 21:50 foi dada a partida para as 4 horas de corrida. As regras impunham um mínimo de 7 paragens para troca de pilotos e foi ao Nuno Graça que calhou o arranque, o nosso kart não era obviamente o mais rápido em pista e acabamos por cair para último lugar. Seguindo-se ao Nuno Graça entraram João Rui Duarte, João Felizardo e João Freitas, que ainda antes de entregar o kart de novo ao Nuno Graça, tratou de leva-lo à oficina para reabastecimento. Nesta altura já tinha havido um concorrente à sofrer um problema mecânico e nos estávamos portanto já no terceiro lugar. Iniciou-se então a segunda parte da corrida, sem grandes possibilidades de ganhar terreno os pilotos foram procurando manter um ritmo forte mas que não forçasse
demasiado a mecânica. Chegando ao penúltimo turno, começamos a ganhar terreno ao terceiro qualificado volta após volta, isto deu um alento extra ao João Felizardo para tentar alcança-lo, e conseguiu. A quatro voltas do fim ultrapassou o adversário, subiu à segunda posição e manteve até cruzar a linha de chegada à 01:50 da manhã. Ficamos muito contentes pela corrida que fizemos apesar de ter um kart menos rápido, tinha um bom chassis permitindo entrar bem nas curvas mantendo a trajectória e sair sem perder demasiada velocidade, felizmente também não sofremos quaisquer avarias mecânicas.
Chegar ao fim de 4 horas de prova e ficar a frente do adversário por 4,7 segundos é muito empolgante, as últimas voltas foram passadas junto ao muro das boxes a puxar pelo nosso piloto.
Foi um dia cheio de corridas, com excelentes prestações dos nossos pilotos para a nossa equipa.